grafico
grafico
Turismo na Ischigualasto (Valle de la Luna) e Talampaya

Turismo na Ischigualasto (Valle de la Luna) e Talampaya

Impressões do tempo, registro de espécies primitivas, testemunhos fundidos em terra que ao serem observados cobram vida. Estas frases tornam-se realidade para o viajante no Parque Provincial de Ischigualasto, conhecido também como Valle de la Luna na província de San Juan e no Parque Nacional Talampaya, na província de La Rioja.

A Cuenca Geológica Triásica de Ischigualasto – Talampaya está inclusa geograficamente dentro dos parques Ischigualasto e Talampaya. Toda esta área é considerada pela UNESCO como um lugar único Patrimônio da Humanidade que foi acordado denominar “Sítio Ischigualasto – Talampaya” e considerado por científicos de todo o mundo como um dos paraísos geológicos da atualidade.

Aqui se conservaram rochas com fósseis de animais e plantas que documentam quarenta e cinco milhões de anos da evolução do nosso planeta.

único a nível mundial, nalguns casos só seus raízes, pólen e esporas são preservados, mas em outros casos também se encontram os troncos e ramas de arvores mineralizados e as pequenas folhas de árvores e arbustos, mumificadas inteiramente conservando cada característica de quando estavam vivas e muita da história de seu enterramento e conservação durante os seguintes milhões de anos.

Fragmentos de um tempo infinito, que desde a profundidade da terra revelam nossa origem.
O Museu de Ciências Naturais da Universidade Nacional de San Juan tem uma mostra no Parque com o objetivo de mostrar os aspectos paleontológicos de Ischigualasto, os quais não são mostrados ao viajante na sua visita interna ao circuito. Esta exibição preenche um grande vazio que havia nesse aspecto, já que os viajantes podem apreciar o valor paleontológico de Ischigualasto. Este Museu conta na sua coleção com todas as espécies colhidas em Ischigualasto desde o amo 1970, sendo esta até hoje a mais importante coleção de vertebrados do Triásico Superior do mundo.

Valle de la Luna
Valle de la Luna.

Este lapso de tempo que vai desde os 250 milhões de anos até os 205 milhões de anos é aquilo conhecido como o período Triásico. Todo este período está integramente documentado na seqüência Ischigualasto - Talampaya em forma de uma sucessão continua de camadas que vão relatando que aconteceu faz tanto tempo como se fossem folhas de um gigantesco livro.


Parque Provincial Ischigualasto (Valle de la Luna)


Idioma de profundidade, para o viajante vivencias do infinito que só podem ser sentidas em um todo harmônico com seu espírito de magia e eternidade.

O Parque provincial de Ischigualasto ou Valle de la Luna está localzado no extremo norte da província de San Juan, no Departamento Valle Fértil, a 330 km da cidade de San Juan.

Embora ao redor do mundo há numerosas bacias com rochas que hospedam os restos fósseis das comunidades que viveram durante o período Triásico a maioria delas, ainda portadoras de numerosos fósseis, não apresentam grande diversidade de espécies encontradas. A bacia de Ischigualasto por outro lado se destaca do resto porque além de hospedar uma quantidade incrível de fósseis de paleovertebrados possui também uma importante diversidade dos mesmos, especialmente nos representantes da parte mais alta do Triásico, faz aproximadamente 230 milhões de anos.

La Rioja & Vinos

A grande diversidade de fósseis de paleovertebrados que tem Ischigualasto está representada por aproximadamente 25 gêneros de animais que pertenceram a distintos grupos, entre os quais se contam os dinossauros mais antigos, geralmente de pequenos tamanhos e hábitos carnívoros e herbívoros, os antecessores dos crocodilos, terríveis predadores de hábitos terrestres que competiam ferozmente com os dinossauros, os antecessores dos mamíferos, alguns herbívoros e outros carnívoros de muito variáveis tamanhos, os dicinodontes, uma linhagem extinta de grandes herbívoros e uma importante quantidade de rincossauros e outros reptis primitivos, que constituíam a base da pirâmide alimentícia dos carnívoros.

Em Ischigualasto aparecem plantas desde o Triásico Meio e praticamente há uma sucessão não interrompida destes registros até o Triásico Superior. As plantas nestes terrenos foram preservadas de um modo particular e quase

Parque Nacional Talampaya


Aqui se desenvolve a vida e nesse transcorrer todo é natural. Impressionantes paredões, enigmáticos fósseis, paredes gravadas por homens faz milhares de anos estão aí ao alcance do viajante para contemplá-lo e desfrutá-lo. Aos poucos alguma coisa acontece e começamos a descobrir que é especial, é história e é presente.


O Parque Nacional Talampaya está no centro-oeste da província de La Rioja, abrangendo uma superfície de 215000 ha.

O parque conta com rochas que documentam a evolução do planeta por mais de quarenta e cinco milhões de anos, sendo por exemplo testemunha faz mais de 250 milhões de anos da divisão do supercontinente Pangea.

Parque Nacional Talampaya

Parque Nacionais Talampaya


A formação Talampaya está composta por uma aglomeração de rochas de cor vermelha pardacenta. Os estratos estão principalmente formados por arisco, está depositado pelos leques aluviais que desceram das bordas da bacia. Esta rocha devido à erosão de milhões de anos moldou diversas formas muito conhecidas como Los Reyes Magos, o Tablero de Ajedrez, La Catedral e El Fraile, entre outras, na área conhecida como Ciudad Perdida, pode-se ver o esplendor das geoformas de Talampaya.

O parque é uma importante jazida paleontológica, constitui um lugar de grande importância pela sua abundante riqueza em fósseis. Entre os fósseis descobertos se encontra o Lagosuchus talampayensis, um dos primeiros dinossauros que habitou a Terra, faz 250 milhões de anos nos começos do triásico. Foram encontrados também fósseis de tartarugas com uma antiguidade de 210 milhões de anos, como a Palaeocheris talampayens.

Graças a estes e a uma longa série de animais fósseis desconhecidos para a paleontologia se está permitindo completar um dos estudos mais interessantes da ciência; como e quando surgiram os primeiros dinossauros e poder entender mais sobre uma espécie diferente conhecida como reptis mamíferos desde cujo tronco básico surgiram mais tarde os mamíferos. É devido a estas razões a grande importância que possui esta bacia.


arriba
  home

 

Talampaya - PetroglifosPetroglifos. Talampaya.

grafico
grafico
grafico