É a zona mais importante de Mendoza e com mais desenvolvimento vitivinícola, onde se concentra a maioria dos varietais exportáveis, com sua grande estrela: o Malbec. Está localizada na fralda mendocina a 33º graus de Latitude Sul e a região cultivada recebe águas do rio Mendoza.
A temperatura média anual é de 15º C e sua altitude vai desde os 650 aos 1.060 metros acima o nível do mar.
Suas terras são as mais cobiçadas e propícias da Argentina para cultivar cada uma das variedades que oferece o novo mundo.
Localizadas entre os 650 e 1.050 metros sobre o nível do mar, os departamentos de Maipú, Guaymallén, Las Heras, Godoy Cruz e Luján de Cuyo abrigam as melhores bagas para os vinhos que aqui são desenvolvidos. Neste território se localizam as adegas mais tradicionais e centenárias da indústria, assim como também os novos empreendimentos dos últimos 10 anos.
Os distritos de Agrelo, Perdriel, Ugarteche, Las Compuertas e Vistalba são algumas das zonas mais importantes para o crescimento da zona.
As denominações que se encontram a grande altura, como Vistalba, Las Compuertas ou Perdriel são as mais frias e particularmente aptas para o cultivo do Malbec. Em Lujan de Cuyo, Maipú e a localidade de Panquehua (em Las Heras) se encontram as vinhas mais antigas desta variedade.
Na medida em que descendemos, as temperaturas aumentam conformando diferentes terroir em relativamente pouca distância (não mais de 20 km). As condições climáticas permitem a formação da cor e taninos ideais para os vinhos de guarda. A região representa 17% da superfície vitivinícola de Mendoza e possui aproximadamente 360 adegas.