grafico
grafico
Viognier vinhos e uvas

Viognier vinhos e uvas

Na Argentina, junto com o Sauvignon Blanc e o Torrontes, o Viognier é uma das cepas nas que se aposta para o desenvolvimento de vinhos jovens, muito frutados e frescos. É de recente implantação e, embora não exista uma ampla superfície desta variedade, algumas adegas lançaram sua elaboração como varietal, inclusive com a criança em barrica. Oferece vinhos muito frutados, aromáticos e frescos.

Esta cepa, cultivada desde faz muito tempo nas beiras setentrionais do Ródano (Condrieu), na França, apresenta características aromáticas de grande qualidade: damasco, pêssego e notas cítricas equilibradas.


grafico
Informação
grafico
Viognier História: Sua origem é francesa, do vale do Ródano. Cepa relativamente nova na Argentina, introduzida por pé americano.
Superfície: 151 hectares.
Folha: grande e dobrada, verde clara e pentalobada.
Cacho: pequeno, compacto e cônico.
Grão: verde amarelento, mediano e de polpa branda.
O vinho: dourado não muito intenso, muito aromático, com características que lembram a flores brancas, melão, pêssegos e sutis toques de pimenta branca. Bom grau alcoólico e acidez meia a baixa.
grafico

Com boa insolação. Madura bem. Tende a produzir vinhos de bom teor alcoólico, que podem as vezes carecer de acidez, principalmente quando a produção e a irrigação não estão perfeitamente controladas.

grafico
grafico
grafico