Com mais de 70.000 hectares de vinhedos esta é a zona mais extensa da província no que a videira respeita. Constituída pelos departamentos de La Paz, Santa Rosa, Junín, Rivadavia e San Martín, suas terras são irrigadas por meio do rio Tunuyán inferior que acumula suas águas durante a época estival no Dique El Carrizal, principal atrativo turístico da zona.
Sua altitude oscila entre 650 e 750 metros acima o nível do mar. A diferença dos outros oásis vitivinícolas, a zona Este não tem grandes diferenças de temperaturas entre o dia e a noite em verão, por tanto a temperatura, raramente, descende a mais de 15° C. Grandes quantidades de cepas foram adaptadas às características destes terroir e foi acentuada a intenção de orientar a produção para vinhos de maior qualidade enológica, onde podemos nomear: Merlot, Sangiovese, Bonarda, Ugni Blanc, Tempranillo e Pedro Jiménez entre outras.
Aqui se encontram as extensões de vinhedos mais importantes de Mendoza, que concentram ao redor de 50% da superfície plantada no país e é o oásis vitivinícola mais importante de América do Sul. Localizada a 33º de Latitude Sul.
O melhoramento na administração do vinhedo, junto à importante modernização da tecnologia nas adegas, permitiu obter -desde faz várias décadas- vinhos de grande qualidade, muito frutados, de bom corpo e estrutura e de dedicada expressão varietal.
São típicos vinhos do deserto nos que se podem encontrar generosas cores graças à boa insolação recebida pelos cachos. As condições climáticas e do solo permitem obter muito bons rendimentos nos cultivos sem que a relação da quantidade de fruta por hectare resulte em uma perda das características de tipicidade dos vinhos.