grafico
grafico
Viognier vinhos e uvas

Vinhos e uvas Argentina - Criollas

São conhecidos em América do Sul desde o começo da vitivinicultura, com grande diversidade de formas e tipos. Sua reprodução foi realizada através das sementes, adquirindo caracteres próprios sem relação com varietais europeus. Estas são cepas vigorosas, de produção abundante e são destinadas normalmente para vinhos de qualidade inferior, mosto concentrado ou consumo em fresco.

Crioulas

Cereja

Cepa vigorosa de grande produção é rústica e resistente à salinidade, mas é sensível à peronóspora1 e quebradura de grãos. A mesma é usada como pé para ser enxertada, pelas características antes mencionadas, como costuma acontecer, por exemplo, em San Juan, para enxertar o Moscatel de Alexandria ou alguma outra variedade.

Crioula Grande e Crioula Pequena

Usadas para vinhos de pouca qualidade, especialmente para cortes. Estas cepas estão difundidas em todo Cuyo. Seus cachos são ramosos e grandes, suas bagas mais escuras e menores que aquelas da Cereja.

Moscatel Rosado

E uma celagem vigorosa e produtiva, existindo vários clones; alguns marcadamente defeituosos pela sua alta tendência ao “corrimento” derivado da natureza da sua biologia floral.

Também é rústico, de boa produção e bastante resistente às doenças. Estima-se que sua preferência se deve a seu aroma característico e, consequentemente, à tendência do consumo de vinhos com sabor e aroma a Moscatel nas praças mais importantes do país.

grafico
grafico
grafico