grafico
grafico
Vinícolas Mendoza

Turismo do vinho Mendoza

Vinhedos da Zona Sul de Mendoza

Zona localizada entre os 34º 5’ e os 35º graus de Latitude Sul. Compreende os departamentos de San Rafael e General Alvear e se estende aos pés da cordilheira principal, irrigada pelas águas dos rios Atuel e Diamante com 22.000 hectares plantadas (que representam 15% da superfície vitícola de Mendoza). A temperatura média anual é de 18º C.

A zona de San Rafael se alça como um dos departamentos mais importantes da indústria vitivinícola. Suas belezas naturais e grande auge turístico lograram que este departamento cresça com o percurso dos anos. Os vinhedos nesta zona estão dispersos e contam com uma alta percentagem com tela antigranizo devido a que os acidentes climáticos como o granizo são freqüentes nessa zona. Além de ser o território mais austral da província, é um dos mais baixos, já que suas terras se localizam entre os 800 e 400 metros sobre o nível do mar. As variedades mais destacadas são o Cabernet Sauvignon, Malbec e Bonarda.

Aqui foi desenvolvida a Denominação de Origem Controlada “San Rafael” e são produzidos vinhos tranqüilos e espumantes de excelente qualidade.

Na zona há aproximadamente 200 adegas, muitas delas estabelecimentos centenários criados pelos imigrantes europeus.

Vinhedos da Zona Sul de Mendoza

Adega Bianchi. San Rafael.


É a principal zona de produção de Chenin Blanc, que dá suas características de frescor e vivacidade aos vinhos brancos da região. O Chardonnay adquire singularidade e é um dos varietais de referência no sul de Mendoza. São produzidos também aqui notáveis tintos, entre os que se destacam aqueles elaborados a partir de uvas Malbec e Cabernet Sauvignon.

arriba  home

Mendoza SurAdega Portal Andino. General Alvear.

 

grafico
grafico
grafico