grafico
grafico
Turismo Cerro Aconcagua

Turismo Cerro Aconcagua

Introdução


Argentina e a província de Mendoza em particular entesouram uma das montanhas mais altas do mundo: o Cerro Aconcagua, que com seus 6962 m.s.n.m é o cume mais alto de Ocidente e do Hemisfério Sul.

Localizado no Parque provincial Aconcagua, o “Colosso de América” é a meta de montanhistas de todas as latitudes e aspirações tanto esportiva quanto de contemplação da natureza de milhares de visitantes e viajantes, quem nos seus percorridos entesouram uma experiência tão única e excludente como a esplendorosa magnificência deste cerro.

Aconcagua é buscado pela sua exigência física e mental para o montanhista, pelo seu clima e pelas bonitas paisagens que nele se acham.

O Roteiro Polacos é mais difícil e é necessário ter conhecimentos técnicos de montanhismo para afrontá-lo. Apesar disso é conhecido mundialmente pelas suas atrações naturais e pelas suas tremendas paisagens.

Por último, o roteiro menos utilizado e o mais perigoso é o chamado Face Sul. O mesmo pode ser admirado desde o acampamento Plaza Francia e muitos poucos montanhistas no mundo podem se atribuir tê-lo realizado.

Acampamentos


Sem dúvida o mais importante é o acampamento base Plaza de Mulas. Lá a maioria dos escaladores realiza o processo de aclimatação antes de começar a ascensão ao cume do cerro.

Expedición al Aconcagua

É o cerro mais alto do Hemisfério Sul e um do mais buscados no circuito dos sete mil. É especial também para se introduzir nas grandes alturas, já que pela sua elevação e suas condições geográficas e climáticas constitui o cenário ideal para exigências moderadas, como assim também para se preparar para as maiores façanhas esportivas que demandam os oito mil e outros cumes no Himalaia.

Aconcagua & Vinos

Vinhos em Cerro Aconcagua

Cumbre Cerro Aconcagua

Cume Cerro Aconcagua


Está localizado a 4300 m.s.n.m e conta com diversos serviços para o montanhista ou entusiasta, como comunicações, hotel de montanha, tendas comedor, enfermaria, etc.

Este acampamento está localizado no pé mesmo do cerro e desde ai pode-se obter uma vista imemorável do mesmo.

Aconcagua Expedición

A primeira ascensão completa foi realizada pelo suíço Matthias Zurbriggen quem logra em 14 de janeiro de 1897 coroar uma das histórias mais bonitas do montanhismo mundial, o cume do cerro Aconcagua. Naquele momento não havia refúgios, mapas, nem caminhos marcados, só a imensidade do cerro, o frio e os ventos intermináveis.

Roteiros de Ascensão


Existem mais de 33 variantes de roteiros para ascender ao cume do cerro, mas dois principais (e suas variações) são os mais utilizados: o chamado Roteiro Normal (noroeste) e o Roteiro do Glaciar dos Polacos. O primeiro é a via mais simples que oferece o cerro e é o mais utilizado pelos montanhistas (75% das ascensões ao cume são realizados por este roteiro).

Pode acessar ao acampamento em temporada (15 de Novembro até 15 de março) através de trekkings guiados de 5 o 7 dias de duração.

Em 3 dias pode realizar um trekking para os acampamentos chamados de aproximação como serem Confluencia e Plaza Francia. Desde o segundo pode admirar a imponente Face Sul do Cerro.

Para maior informação recomendamos ingressar em www.aconcaguaexpeditions.com

arriba  home
grafico
grafico
grafico