A Argentina rende culto a seus vinhos através de um dos eventos mais espetaculares: a Festa Nacional da Vindima, comemorada na província de Mendoza. É a maior celebração que se realiza no mundo em honor ao vinho. Está composta por um conjunto de atividades que se levam a cabo em cada um dos 18 distritos que constituem esta província durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março para culminar na Grande Festa Nacional na capital da cidade.
No mês de Março tem lugar a celebração dos atos mais importantes, como o” Carrusel” e a Via Branca (desfiles de grandes carruagens com todas as rainhas e suas cortes pelas ruas da cidade) e o Grande Ato Central no Teatro Grego Frank Romero Day, que é a máxima atração da festa. Nele se faz a cada ano um inovador e gigantesco espetáculo artístico de dança, luz e som com centos de atores e dançarinos num cenário enorme. Se segue sempre como linha argumental a vindima e o vinho e se rende homenagem à Virgem da Carrodilla e a todos os argentinos que participam na indústria vitivinícola da Argentina.O ato sempre acaba com a eleição da Rainha Nacional da Vindima e os imponentes fogos de artifícios que dançam no ritmo da música durante mais de 20 minutos.
A festa adquiriu importância através dos anos e se consagrou como a mais importante do país. Além do mais se encontra entre as 5 maiores festividades do planeta, junto com a Festa do Dragão, na China; o Carnaval d Rio de Janeiro, no Brasil; o Carnaval de Veneza, na Itália, e a Festa de São Fermim, em Pamplona,na Espanha.
Isto é Vindima, a que nasce da terra do sol e do bom vinho, símbolo de um coração generoso e aberto ao mundo.
“O vinho é soberano, o vinho manda, e quando fica na alma o homem quer voar, pula e brinca com as asas do jogo, com sua inocência alada.”
“Dê-me vinho que quero galopar no ar.”
"Dê-me alegria, dê-me Vindima!!!"
Estaremos esperando por você no aeroporto ou na rodoviária da cidade de Mendoza. Nosso guia lhe dará as boas-vindas e o trasladaremos ao hotel escolhido para seu check-in. Pela tarde realizaremos uma vista aos lugares mais importantes da charmosa Mendoza, cidade desenvolvida com detalhes urbanos muito particulares, como as acéquias abertas, a largura das calçadas e avenidas e a instalação das diversas praças que a embelecem. Conheceremos o anfiteatro Frank Romero Day, cenário onde ano após ano se realiza a mundialmente conhecida Festa Nacional da Vindima; o belíssimo Parque General San Martín, pulmão verde da cidade de 420 hectares que alberga a mais de 300 espécies de flora e foi obra do grande paisagista francês Carlos Thays; o Monumento ao Exército dos Andes encravado na cima do Cerro da Glória e a zona ou Área Fundacional de Mendoza, um passeio formado pela praça Pedro del Castillo (em homenagem a quem fundou a cidade em 1561) e as ruínas franciscanas (templo construído em 1731); entre outros lugares. Noite em Mendoza. Pela noite participaremos da Via Blanca, que é um percurso feito pelas ruas de Mendoza as candidatas a Rainha da Vindima e suas cortes. É um espetáculo sumamente chamativo pelas carruagens utilizadas, suas luzes e ornamentações, e a alegria do povo.
Café da manhã no hotel. Pela manhã desfrutaremos do fantástico Carrusel, um evento onde milhares de pessoas compartilham a alegria do fim da colheita da vide. Carros alegóricos, Rainhas Nacionais, tradição e cultura se conjugam em um festejo único no mundo. O Carrusel é um desfile multitudinário que acontece pelas principais ruas da Cidade de Mendoza. Terá a possibilidade de experimentá-lo em primeira pessoa com uma localização privilegiada. Finalizado o evento, desfrutaremos de um almoço em um típico restaurante no centro da Cidade de Mendoza.
Pela noite participaremos do gra nde evento que nos convoca, a grande Festa Nacional da Vindima, que começa pontualmente às 22 h. Mesmo assim ingressaremos ao anfiteatro com uma hora de antecedência, para que desfrute do espetáculo que oferecem as “torcidas” das diferentes rainhas tanto no mesmo local como nos cerros dos arredores. O ato central é um espetáculo realizado em sua totalidade por artistas de Mendoza, buscando ano após ano mostrar a cultura do trabalho nos vinhedos através de impecáveis atuações e números musicais de alto nível internacional. Assim, a narrativa do espetáculo nos leva a uma viagem pela história do vinho e seus fazedores para finalizar com a cerimônia da eleição e coroação da Rainha Nacional da Vindima.
Café da manhã no hotel. Pela manhã iremos buscá-lo para começar com a primeira visita a uma vinícola na zona vitivinícola Alta do Rio Mendoza ou Primeira Zona. Aqui se encontram os mais prestigiosos vinhedos de malbec (cepa insígnia do vinho argentino no mundo) e muitas das vinícolas fazedoras de vinhos reconhecidos a nível internacional. Percorr eremos as instalações da vinícola e nosso guia nos ensinará sobre os vinhos mendocinos, seus processos de elaboração e os sistemas de condução da vide e degustaremos as bondades de seus produtos. Logo após, conheceremos a segunda vinícola do dia na qual compartilharemos um bate-papo sobre técnicas de degustação e obviamente experimentaremos os vinhos de nossos anfitriões. Nesse dia desfrutaremos de um almoço especial na vinícola que visitaremos, rodeados de uma paisagem de vinhedos e montanhas espetacular. Seremos partícipes da mágica conjunção de aromas, cores e sabores que contém um cardápio criado especialmente para conjugar com os vinhos da vinícola, para assim aprender também como maridar (combinar) diferentes tipos de pratos com os varietais adequados e gerar deliciosas combinações para o corpo e a alma. Relaxaremos e deixaremos que o deus Baco faça seu trabalho. Quando nos indicar, realizaremos seu traslado do hotel ao aeroporto ou à rodoviária de Mendoza. Despedida. Se desejar, poderemos combinar sua estadia em Mendoza com qualquer um dos maravilhosos destinos que ALTURA-ArgentinaWineTourism tem para lhe oferecer na Argentina.
Nota: esta programação das atividades são apresentadas como uma guia e a mesma é flexível. Não tenha dúvidas em propor-nos alguma sugestão ou mudanças que ajudem a que você curta mais a sua estadia em Mendoza.
Zona de Maipú: La Rural, Tempus Alba, Finca Flichman, CarinaE, Viña el Cerno, López, Reyter, Tapaus, López, Navarro Correas, Bodega Benegas, Bodega Familia Zuccardi.
Zona de Luján: Achaval Ferrer, Tapiz, Catena Zapata, Alta Vista, Nieto Senetiner, Cavas de Weinert, - Luigi Bosca, Lagarde, Fabre Montmayou, Chandon, Norton, Finca Decero, Séptima, Viniterra, Clos de Chacras, Sottano, Ruca Malen, Hacienda del Plata, Lagarde y Séptima.
Opções sujeitas a disponibilidade.
Opções sujeitas a disponibilidade para a data selecionada.
Opções sujeitas a disponibilidade para a data selecionada.
Opções sujeitas a disponibilidade para a data selecionada.